Iron Dome confirma capacidade

Hamas atacou central nuclear de Dimona


Área Militar

Não é uma novidade absoluta, nem sequer é a primeira vez que é utilizado, mas é sem dúvida a primeira vez que o sistema de proteção anti-míssil «Iron Dome» de Israel é utilizado numa situação de ataque de saturação, com centenas de foguetes de artilharia a serem lançados sobre o território de Israel.

Desde segunda feira, em menos de 48 horas o grupo terrorista Hamas terá lançado um total de 225 engenhos sobre Israel (até à tarde desta quarta feira).

Não existem dados precisos sobre o tipo de sistemas, mas normalmente trata-se de foguetes de artilharia com um sistema inercial de direcionamento, derivados dos Katiusha russos.

Sabe-se que vários desses foguetes de artilharia foram lançados mesmo contra a maior cidade de Israel Tel-Aviv, a cerca de 70km de Gaza.


O sistema «Iron Dome» deteta através dos seus radares o lançamento dos foguetes e calcula a sua rota, determinando se é possível a queda numa área habitada.

Caso se confirme o risco, a bateria mais próxima recebe automaticamente ordem para lançar os seus mísseis.

Até agora nenhum foguete palestino, atingiu qualquer área habitada em Israel, quase 90% dos alvos designados foram abatidos pelos mísseis do «Iron Dome» no que se pode considerar como a confirmação absoluta da capacidade do sistema anti-míssil de Israel.

O número de alvos abatidos constitui um novo record.

Até agora, segundo a imprensa de Israel, apenas 27% dos 225 foguetes lançados pelo movimento Hamas tinham uma trajetória que os poderia levar a áreas com população e só esses foram objeto de interceção.

Um total de sete baterias de lançadores estão espalhadas por Israel para deter eventuais foguetes e mísseis vindos tanto da área de Gaza como do Sul do Líbano, onde opera o movimento xiita Hezbollah.

Além do «Iron Dome» também está a ser utilizado o sistema «David Sling» que protege o território de Israel de mísseis lançados desde bases de 100 a 200 km de distância. Este sistema ainda está em testes e a presente situação tem sido utilizada para o testar.

O principal problema do sistema é o seu custo. Cada lançamento de um míssil custa aproximadamente 100.000 dolares americanos.

Ataque contra central nuclear de DIMONA

Na tarde desta quarta feira, a imprensa de Israel informou que foguetes de artilharia foram lançados a partir de Gaza contra a região de Dimona, a mais de 70km, onde se encontra a única central atómica de Israel. Os foguetes foram intercetados pelo «Iron Dome».

Existem igualmente relatos sobre foguetes de longo alcance, cuja trajetória permitiria atingir a região de Zikron Yakov a cerca de 120km de Gaza. Estes foguetes terão sido atingidos por sistemas anti-míssil controlados pelo sistema «Iron Dome».


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem