Nove brasileiros conseguem sair da Faixa de Gaza com ajuda do Itamaraty

Outros 35 continuam no território que vem sendo bombardeado por Israel


Daniela Kresch | O Globo

TEL AVIV — O Itamaraty retirou nesta quarta-feira nove brasileiros da Faixa de Gaza. Os brasileiros cruzaram a fronteira com o Egito por volta das 17h30m (11h30m em Brasília). Eles foram recebidos do lado egípcio da fronteira de Rafah (Sul de Gaza) por dois funcionários da Embaixada do Brasil no Cairo e foram levados à capital egípcia. Cerca de 35 brasileiros ainda continuam dentro da Faixa de Gaza e, por enquanto, se recusam a sair.


Fumaça e fogo são observados após ataque israelense na Cidade de Gaza Foto: AHMED ZAKOT / REUTERS
Fumaça e fogo são observados após ataque israelense na Cidade de Gaza - AHMED ZAKOT / REUTERS
Segundo fontes diplomáticas brasileiras, a operação para a retirada dos brasileiros foi complicada porque os funcionários da Representação do Brasil em Ramallah, na Cisjordânia, que presta serviços a brasileiros nos territórios palestinos, não estão presentes em Gaza por questões de segurança. Os diplomatas pediram ajuda das Nações Unidas para levar os brasileiros para a fronteira com o Egito, mas a ONU não pôde prestar esse serviço em meio à situação no território.

Por esse motivo, o comboio com os brasileiros teve que se dirigir sozinho até o posto de fronteira de Rafah, o que foi considerado arriscado. Uma família que também pretendia sair de Gaza acabou desistindo justamente por causa do perigo da viagem até o Sul de Gaza em meio aos bombardeios israelenses.

Oito dos nove brasileiros que deixaram Gaza hoje são membros de uma só família. São eles: José e Nisrin Raed Aziz com os filhos Sama, Alaa, Mayar, Mahmoud, Mohammad e Rimass Aziz. A nona brasileira é Suha Abuhiba.



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem