2° turno das eleições: urnas são transportadas para 101 locais isolados no AC

Helicópteros da FAB começaram o transporte na segunda-feira (20). Urnas são levadas a aldeias indígenas, seringais e reservas.


Veriana Ribeiro | G1

No segundo turno das Eleições de 2014, o Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) montou um esquema para garantir o transporte de urnas eletrônicas para os 101 locais de difícil acesso no estado. Para chegar a estas localidades, as urnas eletrônicas estão sendo transportadas por helicópteros, barcos e caminhonetes traçadas. Com o apoio da Força Aérea Brasileira (FAB), as urnas começaram a ser transportadas nesta segunda-feira (20).

"Desde segunda eles estão em voo. Já entregaram em algumas comunidades de Manoel Urbano e nesta terça-feira (21) estão entregando as urnas em algumas comunidades de Assis Brasil. Nesta tarde chega em Cruzeiro do Sul uma segunda aeronave para fazer o transporte", afirma o diretor-geral do TRE-AC, Carlos Vinícius Ribeiro.

Dos locais de difícil acesso, 42 só podem ser acessados através de helicópteros e 12 deles estão na fronteira com o Peru, entre aldeias indígenas, seringais e reservas florestais. Ao todo, estão envolvidas nesta força-tarefa ao menos 700 pessoas entre mesários, policiais, motoristas e os 12 oficiais da FAB que vieram auxiliar no transporte. Estão sendo utilizados dois helicópteros da FAB, um tem como base a capital acreana e outro o município de Cruzeiro do Sul.

Para transmitir os dados nessas localidades isoladas, o TRE-AC utiliza antenas de transmissão e notebooks, que são manuseados pelo próprio mesário. Dessas 101 áreas, em 77 a transmissão do resultado das eleições para os computadores da Justiça Eleitoral só ocorre via satélite.

Para cada localidade, estão sendo levadas duas urnas, uma para ser usada no pleito e outra reserva, caso ocorra alguma falha. Além disso, estão lendo levadas urnas de lona e células de votação, para que não haja problemas na votação se ambas as urnas eletrônicas apresentarem problema.

"É uma repetição de operação normal, tudo o que foi feito no primeiro turno precisa ser feito novamente neste segundo turno. É como se fosse uma eleição nova para a gente. Nós já estamos preparados para isso. Temos urnas reservas e pessoas treinadas para fazer a substituição. Essa eleição não tem nada de diferente ao primeiro turno, nossas preocupações são as mesmas", afirma Ribeiro.

Veja quais os municípios com locais isolados

Em Assis Brasil, município acreano que faz fronteira com o Peru, são seis comunidades isoladas, todas em que só é possível levar as urnas por meio de helicóptero. O município de Brasiléia, que faz fronteira com a Bolívia, possui apenas uma reserva distante, com acesso de caminhonete 4X4.

Em Bujari, são três comunidades com acesso de barco. Já em Cruzeiro do Sul, são seis locais, sendo uma com acesso somente de helicóptero, quatro de barco e uma com caminhonete.

No município de Feijó, são nove comunidades, sendo oito por helicóptero e uma com caminhonete. Em Jordão, são três comunidades com acesso só por helicóptero. Em Mâncio Lima, cinco locais distantes, sendo o acesso todos de barco. Em Manoel Urbano são dois locais, um por barco e o outro por helicóptero.

No município de Marechal Thaumaturgo, são 12 localidades, sendo seis somente de barco e seis de helicóptero. Em Porto Walter são nove comunidades, sendo cinco com acesso de helicóptero e quatro de barco. Na capital, Rio Branco, há dois locais com acesso somente por barco. Em Rodrigues Alves são quatro locais, dois com acesso de caminhonete e dois por barco. Em Santa Rosa do Purus são três locais com acesso por helicóptero.

Sena Madureira tem quatro regiões distantes, sendo uma por caminhonete e três de helicóptero. Tarauacá tem seis comunidades, sendo todas por helicóptero. Por fim, em Xapuri são duas reservas, todas com acesso por caminhonete.

O segundo turno das Eleições 2014 será realizado no próximo dia 26 de outubro em todo o país. Os eleitores deverão escolher entre Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) para a presidência. Em 13 estados e no Distrito Federal, os brasileiros deverão votar ainda para governador. No Acre, a disputa será entre os candidatos Marcio Bittar, do PSDB e Tião Viana, do PT.



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem