Argentina quer comprar 24 caças supersônicos Gripen

Será assinado em São Paulo uma declaração conjunta, confirmando a intenção do país a aderir à renovação da frota iniciada pelo Brasil.


Edgardo Aguilera | Ambito

O Governo decidiu abrir uma negociação com a administração de Dilma Rousseff para adquirir 24 aviões Saab Gripen no programa chamado FX 2 que se concretizou no Brasil para equipar a Força Aérea Brasileira (FAB) com esses dispositivos de 4ª geração. 




Hoje representantes dos dois governos, assinaram em São Paulo uma declaração conjunta reafirmando a intenção de Argentina para participar da renovação da frota de interceptores lançados pelo Brasil. Este projeto de médio prazo, que irá substituir o Mirage dilapidado da Força Aérea Argentina está ligada ao progresso na complementação e integração da indústria da aviação que passou a incorporar a Argentina Aircraft Factory (FAdeA) no processo de construção de aviões de transporte projetado pela Embraer KC 390 para FAB.

A iniciativa tem como objetivo fornecer uma solução para a necessidade do país de um acompanhamento adequado para a indústria aeroespacial de aviões supersônicos, em conjunto com o equipamento do sistema de vigilância radar fornecendo detecção de longo alcance desenvolvido pela INVAP chamado radar primário Argentino.

O governo brasileiro lançou um concurso em 2001 ascendeu a 4.500 milhões de dólares, a fim de substituir o Mirage 2000 da FAB. O caça Saab Gripen NG concorreu com o F / A-18 Super Hornet da Boeing e Dassault Rafale da francês. No final de 2013, soube-se que o vencedor foi o sueco Saab Gripen NG. Um dos pontos-chave para determinar quem seria favorecida foi a transferência irrestrita de tecnologia para fabricar a aeronave em território brasileiro e equipar a indústria de defesa do país.

O Brasil planeja construir esses aviões e promover o desenvolvimento da indústria nacional e também chegar a outros mercados. Aposta imediata é a América Latina, a Argentina aparece como o primeiro candidato após a declaração conjunta foi assinada hoje.

As disposições do contrato entre a Suécia e o Brasil indicam que o primeiro Gripen NG virá para a Força Aérea Brasileira em 2018.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem