Turquia ajuda combatentes curdos do Iraque a entrar em cidade síria

France Presse

O governo da Turquia tomou medidas para ajudar os combatentes curdos do Iraque a chegar, através de seu território, à cidade síria curda de Kobane, cercada pelos jihadistas, anunciou nesta segunda-feira o ministro turco das Relações Exteriores, Mevul Cavusoglu.

"Ajudamos as forças dos 'peshmergas curdos' a atravessar a fronteira para seguir até Kobane. Nossas conversações sobre o tema continuam", declarou Cavusoglu em uma entrevista coletiva ao lado do colega tunisiano, Mongi Hamdi, sem revelar mais detalhes.

"Não temos a mínima vontade de que Kobane caia nas mãos do Estado Islâmico", disse o chanceler turco.

O anúncio representa uma mudança na política da Turquia, que até agora havia se recusado a permitir a passagem dos milicianos curdos por sua fronteira para ajudar os curdos sírios de Kobane.

Desde 1984, Ancara luta no sudeste do país contra os combatentes do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), mas há dois anos iniciou um delicado processo de paz.

Ao mesmo tempo, a Turquia estabeleceu nos últimos anos relações sólidas com as autoridades do Curdistão iraquiana, que controlam as forças 'peshmerga'.

Apesar da ajuda aos 'peshmerga', a Turquia não deve autorizar que combatentes do PKK viajem para lutar na Síria.

No último mês, a Turquia foi muito pressionada pela coalizão internacional liderada por Estados Unidos que está bombardeando os jihadistas na Síria e no Iraque.

Ancara se recusa a enviar tropas ou a permitir que os aviões americanos utilizem a base de Incirlik para os bombardeios contra o EI.



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem