Brasil irá comprar sistemas russos de defesa antiaérea Pantsir na primeira metade de 2016

O Brasil planeja comprar os sistemas russos de defesa antiaérea Pantsir na primeira metade de 2016, disse à RIA Novosti e Sputnik o embaixador do país na Rússia, Antônio José Vallim Guerreiro.


Sputnik

“A decisão geral sobre a compra foi já tomada, por isso os sistemas serão comprados. Segundo a informação que eu possuo neste momento, a assinatura do acordo está prevista para a primeira metade do ano 2016”, disse em entrevista. 


Pantsir-S1 transportado por um 8x8 chassi Kamaz-6560
Pantsir S1 transportado por um chassis 8x8 Kamaz-6560 © Sputnik/ Evgeny Biyatov

Antônio Guerreiro tinha declarado anteriormente que o arranjo podia ser concluído ainda em 2015, mas agora ele explicou o atraso pela razão que “no orçamento de 2015 não foram alocados recursos financeiros suficientes para pagar pelos armamentos”.

O embaixador acrescentou que, neste momento, realiza-se o trabalho para que a provisão correspondente seja incluída na meta orçamentária de 2016.

O Pantsir-S1 (SA-22 Greyhound na classificação da OTAN) é um sofisticado sistema de artilharia antiaérea que conta com mísseis terra-ar de curto e médio alcance, sendo considerado um dos mais avançados do mundo.

Além disso, Antônio Guerreiro também não exclui a possibilidade de compra de caças russos se a Força Aérea Brasileira achar este passo útil.




Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem